Júlia Rios
Júlia Rios, formada em Audiovisual na Universidade de Brasília (UnB), trabalhou com Comunicação e Marketing na Funpresp-Jud de 2020 a 2022 e foi videomaker na agência de lançamento Tankan em 2020. Em 2019, foi Coordenadora da Realização na empresa Pupila Audiovisual, dirigiu dois vídeos institucionais para o Google For Education e dirigiu o documentário “A Cada Um Minuto”, selecionado no edital nacional 70 Olhares sobre Direitos Humanos. Foi 1ª assistente de direção do curta-metragem "As Miçangas" (2023), indicado ao Urso de Ouro na mostra competitiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim e ganhador de prêmios de melhor curta no Festival Internacional de Cine Independiente de Ibiza, no 35º Filmfest Dresden e no XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema. Júlia 1ª assistente de direção de “Cáustico” (2023), premiado como Melhor Filme Latino-Americano no Fixion Fest. Também foi 1ª assistente de direção dos curtas-metragens “Ocorrência” (2024), “A Música Secular” (2024) e dos seis videoclipes que compõem o álbum visual “Salve, Rainha!” (2024) da artista Pratanes. Foi 2ª assistente de direção longa-metragem “Sangue do Meu Sangue” (2025) e do curta-metragem “Manual da Pós Verdade” (2022), vencedor dos prêmios de Melhor Direção, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Ator na Mostra Brasília do 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Ainda como 2ª assistente de direção, fez “XARPI” (2024) e “1.26” (2023) e foi 3ª assistente de direção do longa-metragem “Ecoloucos” (2024). Júlia roteirizou os curtas-metragens “As Aventuras de Zuca A.K.N.” e “Carinos”. Atualmente, está desenvolvendo o roteiro do longa-metragem “50”, o roteiro do curta-metragem “No Escuro” e a pesquisa e o roteiro do “Podcast Respiro Filmes”, todos projetos financiados com recursos do Fundo de Apoio à Cultura. Júlia se interessa pelas análises de gênero em produtos audiovisuais, em 2021, teve o artigo “A Mulher como Prazer Erótico em The Postman Always Rings Twice” publicado na Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação Social.


Filmografia
1.
2.
3,
4.