top of page
icone-RESPIRO-filmes-colorida.png

Júlia Rios

Júlia Rios, formada em Audiovisual na Universidade de Brasília (UnB), trabalhou com Comunicação e Marketing na Funpresp-Jud de 2020 a 2022 e foi videomaker na agência de lançamento Tankan em 2020.  Em 2019, foi Coordenadora da Realização na empresa Pupila Audiovisual, dirigiu dois vídeos institucionais para o Google For Education e dirigiu o documentário “A Cada Um Minuto”, selecionado no edital nacional 70 Olhares sobre Direitos Humanos. Foi 1ª assistente de direção do curta-metragem "As Miçangas" (2023), ​​​​​​​indicado ao Urso de Ouro na mostra competitiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim e ganhador de prêmios de melhor curta no Festival Internacional de Cine Independiente de Ibiza, no 35º Filmfest Dresden e no XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema. Júlia 1ª assistente de direção de “Cáustico” (2023), premiado como Melhor Filme Latino-Americano no Fixion Fest. Também foi 1ª assistente de direção dos curtas-metragens “Ocorrência” (2024), “A Música Secular” (2024) e dos seis videoclipes que compõem o álbum visual “Salve, Rainha!” (2024) da artista Pratanes. Foi 2ª assistente de direção longa-metragem “Sangue do Meu Sangue” (2025) e do curta-metragem “Manual da Pós Verdade” (2022), vencedor dos prêmios de Melhor Direção, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Ator na Mostra Brasília do 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Ainda como 2ª assistente de direção, fez “XARPI” (2024) e “1.26” (2023) e foi 3ª assistente de direção do longa-metragem “Ecoloucos” (2024). Júlia roteirizou os curtas-metragens “As Aventuras de Zuca A.K.N.” e “Carinos”. Atualmente, está desenvolvendo o roteiro do longa-metragem “50”, o roteiro do curta-metragem “No Escuro” e a pesquisa e o roteiro do “Podcast Respiro Filmes”, todos projetos financiados com recursos do Fundo de Apoio à Cultura. Júlia se interessa pelas análises de gênero em produtos audiovisuais, em 2021, teve o artigo “A Mulher como Prazer Erótico em The Postman Always Rings Twice” publicado na  Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação Social.

DSC02028.jpg
DSC02374.jpg

Filmografia

1.

2.

3,

4.

bottom of page